Tutoriais de PressObjects

Nas próximas semanas darei início a uma série de pequenos artigos sobre a utilização dos frameworks do PressObjects. Para os que não conhecem maiores detalhes deste SDK, vale alguns esclarecimentos:

  • O PressObjects SDK é acoplado à unit Forms da VCL ou da LCL. Isto significa que, atualmente, não é possível utilizar o framework em Free Pascal sem as bibliotecas do Lazarus, mesmo que o projeto utilize apenas objetos de negócio e persistência, sem MVP. Há dois fatores que contribuem para o problema: o núcleo do SDK utiliza o evento OnIdle que está presente na unit Forms do Lazarus, e o tipo de atributo Picture, que precisa da unit Graphics, está presente na mesma unit de todos os demais tipos de atributo. O desacoplamento já está no to-do list.
  • O expert do PressObjects ainda não foi concluído, há muito trabalho que ainda precisa ser feito antes de terminá-lo. Portanto, os tutoriais irão explicar como construir a aplicação diretamente em código. No entanto, a conclusão do expert não impedirá o programador de continuar escrevendo código manualmente (o que possibilita utilizar o SDK com Turbo Delphi Explorer) bem como o código criado manualmente estará visível no Project Explorer do expert, assim que ele for concluído.
  • O PressObjects ainda não possui um release oficial, no entanto é possível utilizá-lo em produção tomando alguns cuidados:
    • Sempre anote o número da revisão que está em uso. Caso um check-out traga alguma instabilidade, basta voltar à revisão anterior até que o problema seja resolvido.
    • Antes da liberação da versão 0.9.0 poderão haver alterações que causem incompatibilidade com código legado. Compromisso com compatibilidade apenas após a liberação desta versão.
    • O site do projeto possui um snapshot funcional e instruções para recuperar a versão de produção (Subversion).